eleições 2018

Eduardo Leite é eleito o governador mais jovem da história recente

Foto: Rodger Timm

Como de costume, o Rio Grande do Sul manteve o histórico de não reeleger um governador. Além disso, no pleito deste ano, o resultado das urnas tornou Eduardo Leite, com 33 anos, o mais jovem a ocupar a principal cadeira do Palácio Piratini na história recente. Antes dele, o mais jovem governador foi Júlio de Castilhos, que assumiu o poder aos 31 anos, em 1981.. 

O novo governador gaúcho nasceu em Pelotas, no sul do Estado. É o filho mais novo da professora de ciências políticas Eliane e do advogado José Luiz. É formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), faz mestrado em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas, mesmo tema que cursou na Columbia University, nos Estados Unidos.

: :  Leia todas as notícias sobre as eleições : : 

Filho de uma cientista política e com o pai tendo concorrido à prefeitura de Pelotas em 1988, o caminho de Leite na política foi algo natural. Começou a militância ainda na escola, quando foi presidente do Grêmio Estudantil do Colégio São José. Concorreu pela primeira vez quando tinha apenas 19 anos, em 2004, para o cargo de vereador de sua cidade. Ficou como primeiro suplente. No ano seguinte, veio o primeiro cargo público. Foi secretário de Cidadania no mandato de Bernardo Souza (PPS), e depois, chefe de gabinete do prefeito Fetter Júnior (PP), que era vice de Souza e assumiu após renúncia do titular por motivos de saúde.

A primeira eleição ocorreu no pleito seguinte, em 2008. Ao concorrer para a Câmara Municipal, foi eleito com pouco mais de 4 mil votos. Durante seu mandato, foi presidente da casa por dois anos, além de ter sido líder do PSDB no Legislativo. No meio disso, em 2010, concorreu à Assembleia Legislativa. Conquistou mais de 21 mil votos, mas não conseguiu se eleger.

Ao final do mandato como vereador, em 2012, concorreu à prefeitura de Pelotas e foi eleito. A sua gestão à frente do Executivo pelotense foi seu grande feito. Alcançou 87% de aprovação ao fim dos seus quatro anos. Não concorreu à reeleição, mas lançou a sua vice, Paula Mascarenhas, que foi eleita ainda no primeiro turno em 2016.

Em 2017, Leite se encontrou com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama após ter sido um dos 11 escolhidos pela Fundação Obama como jovens líderes do país em suas comunidades. Também foi eleito um dos cinco políticos mais promissores da América Latina com menos de 44 anos. Em novembro do ano passado, assumiu a presidência estadual do PSDB. Um mês depois, após assembleia dentro do partido, foi decidido que a sigla sairia do governo de José Ivo Sartori (PMDB) para lançar a candidatura de Leite ao Piratini.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jair Bolsonaro é o novo presidente do Brasil Anterior

Jair Bolsonaro é o novo presidente do Brasil

FOTOS: as imagens do dia de votação em Santa Maria Próximo

FOTOS: as imagens do dia de votação em Santa Maria

Política